X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Paiva WEB - Soluções em WEB Sites

Como não cair em golpes por e-mail

Dicas de como se prevenir para não cair em golpes por e-mail

Por Alan Paiva dia em Internet

Como não cair em golpes por e-mail
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Comumente tenho recebido muitos e-mail falsos, os famosos SPAM, geralmente são assuntos relacionados a bancos, cobranças, dados não atualizados, faturas não pagas etc.

Pensando nisto resolvi escrever este artigo dando algumas dicas sobre o que aprendi ao longo do tempo sobre estes golpes, formas de identificar estas ameaças e assim se prevenir e não cair nestas armadilhas que muitas vezes chegam a ser hilárias, mas que infelizmente podem atingir alguns desavisados e principalmente leigos neste assunto.

Primeiramente é muito comum estes e-mail irem direto para a caixa de spam, isto acontece muito comigo, mas pode ser que por alguma "sorte" eles caiam em sua caixa de entrada. Mas caso isto ocorra vão aqui alguns exemplos de alguns desses e-mails para que possamos visualizar e assim se familiarizar um pouco com eles.

Estes são uns e-mails imitando um comunicado do Santander:

Nas imagens abaixo você pode notar que;

O endereço remetente não corresponde ao endereço eletrônico do banco Santander que é o https://www.santander.com.br/.
Outro detalhe está na forma como o "cliente" é chamado, justamente de "cliente", e não o nome da pessoa, que é o cliente alvo da mensagem.
Uma outra observação importantíssima está no fato da mensagem conter um link em azul solicitando que você clique nele para efetuar, neste caso, o procedimento atualização de senha.

Como não cair em golpes por e-mail

Vale ressaltar que os bancos nunca solicitam este tipo de informação e/ou solicitação por e-mail, conforme podemos conferir no próprio site do banco Santander na parte de segurança. Tem um vídeo muito explicativo sobre este assunto.

Como não cair em golpes por e-mail

Outro golpe que tenho também recebido simula um comunicado do Banco do Brasil, novamente o remetente possui um endereço completamente bizarro, que em nada tem à ver com o endereço eletrônico do Banco do Brasil, que é o https://www.bb.com.br.

Aqui notamos novamente que o alvo do golpe é chamado simplesmente de "cliente" não pelo nome.

Há novamente a presença de um link onde supostamente deve ser realizado a solicitação. Que é seguido de umas frases de intimidação alegando bloqueio do cartão...

Como não cair em golpes por e-mail

Assim como no Banco Santander, o Banco do Brasil não envia este tipo de e-mail com estas solicitações conforme em sua página sobre cuidados com a segurança.

Como não cair em golpes por e-mail

Agora vamos fechar com chave de ouro, segue abaixo um golpe simulando um comunicado da Vivo.

Além do endereço esquisito temos novamente o cliente sendo chamado de...? Isso mesmo, de "cliente", aqui também um título que "dói" de ler...seguido por um texto completamente incoerente com vários links para serem acessados, um deles inclusive pedindo para ser acessado de um computador com Windows, ou seja, este link direciona para um aplicativo executável que só funciona em computadores Windows, que são um dos maiores alvos de vírus, como eu não uso windows, como vou cair neste golpe agora?(isto foi sarcasmo! rs).

Outro detalhe aqui é a presença de anexos, mais uma forma de tentar instalar um aplicativo nocivo em seu computador.

Como não cair em golpes por e-mail

Segue aqui a página relacionada a segurança no site da Vivo onde você pode observar mais informações sobre sua política de segurança.

Como não cair em golpes por e-mail

Com isso encerro aqui este artigo, espero ter lhe ajudado de alguma forma.
 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: